Descrição: O objetivo geral desse projeto de pesquisa é compreender as necessidades nacionais de segurança e defesa cibernéticas, por meio de estudos sobre as políticas públicas para o setor no Brasil e, de forma comparada, com políticas semelhantes em outras nações. Enquanto objetivos específicos, configuram-se os seguintes: (i) consolidar uma visão brasileira sobre defesa cibernética; (ii) ajudar na formação de recursos humanos na área; e (iii) disseminar seus resultados para o conjunto da sociedade brasileira. Assim, o objetivo da Rede é congregar grupos de pesquisa para atuarem em conjunto nessa seara.
Gedais participantes: Marcos Aurelio Guedes de Oliveira (Coordenador-Geral); Gills Vilar Lopes (membro); e Ricardo Borges Gama Neto (membro).
Acesse a página deste projeto.
Descrição: O GEDAI obteve autorização para traduzir o serviço de clipping semanal Friday Cyber News, da Stanford Cyber Iniciative. Além das notícias disponibilizadas por aquele serviço online, serão incluídas também reportagens e notícias brasileiras que versem sobre o impacto do ciberespaço nas relações internacionais (e vice-versa) a serem disponibilizadas em uma publicação mensal.
Gedais participantes: Gills Vilar Lopes (Coordenador e Professor-orientador PIBIC/UNIR 2018-2019); Awdrey Sophia Nascimento Silva (Voluntária PIBIC/UNIR 2018-2019); e Lucas Politano Tiago (Voluntário PIBIC/UNIR 2018-2019).
Periodicidade: Mensal, desde fevereiro de 2018.
Reconhecimento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, da Universidade Federal de Rondônia (PIBIC/UNIR - Ciclo 2018-2019).
Acesse a página deste projeto.
Descrição: É possível retratar a política nacional e internacional pelo ângulo do humor? De acordo com Carlos Serra (In: O que é humor gráfico? Lisboa: Escolar, 2014. p. 8-9), é sim, pois o Humor Gráfico não só pode, como também deve "[...]tornar-se imperativamente uma área das ciências sociais, com um nicho franqueado à ciência política[...]". Tomando por base tais premissas, o presente projeto visa a, literalmente, ilustrar acontecimentos internacionais (charges) e conceitos gerais das relações internacionais (cartuns), por meio, inclusive, de narrativas sequenciais (história em quadrinhos - HQ) e amplificações de atributos físicos e psicológicos (caricaturas).
Gedais participantes: Gills Vilar Lopes ; Adriano Gonçalves Feitosa ; e Pedro Henrique Gonçalves Silva .
Atividade: desde janeiro de 2018.
Acesse a página deste projeto.
Descrição: A China é o principal parceiro comercial de Rondônia. Mas quais são os impactos disso em termos também sociais e políticos? O presente projeto tem como objetivo geral analisar a recente atuação chinesa no estado brasileiro de Rondônia.
Gedais participantes: Gills Vilar-Lopes (Professor-orientador PIBIC/CNPq); Aline Rosane de Araújo Parente (Bolsista PIBIC/CNPq); e Paulo Henrique Lora Gomes da Silva (Bolsista PIBIC/CNPq).
Duração: 08/2018 a 07/2019.
Financiamento: Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (PIBIC/CNPq - Ciclo 2018-2019).
Acesse a página deste projeto.
Descrição: O Projeto Rondon, coordenado pelo Ministério da Defesa, é um projeto de integração social que envolve a participação voluntária de docentes e discentes universitários em ações com caráter de extensão, que contribuam para o desenvolvimento sustentável das comunidades, para o desenvolvimento e o fortalecimento da cidadania do estudante universitário e o bem-estar social e a qualidade de vida nas comunidades carentes, usando as habilidades universitárias. Pela primeira vez em seus 50 anos de história, o Projeto Rondon organiza uma versão regional, justamente em municípios pré-selecionados de Rondônia.
Instituições envolvidas: Ministério da Defesa; Governo do Estado de Rondônia; e Pró-Reitoria de Cultura, Extensão e Assuntos Estudantis (PROCEA) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR).
Gedais participantes: Gills Vilar-Lopes ; Luana Neves Cordeiro Cavalcanti ; Paulo Henrique Lora Gomes da Silva ; e Pedro Henrique Gonçalves Silva .
Atividade: de 18 de janeiro de 2017 a 4 de fevereiro 2018.
Acesse a página deste projeto.